• conjunto de carros clássicos com pintura monocapa
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Tratamentos (método Ristor)

LAVAGEM
Qualquer tratamento de Detalhe Automóvel tem início com a lavagem. É nesta fase que se inicia o processo de preparação da superfície para as etapas seguintes. Uma lavagem exaustiva e intensiva, mas ao mesmo tempo segura, que tem início com a limpeza dos pneus, jantes e cavas das rodas, fazendo uso de utensílios dedicados como o balde, esponjas, escovas e pincéis, não reutilizados em mais nenhuma superfície. De seguida é feita uma pré-lavagem desengorduraste e aplicação de snow-foam, de forma a remover o grosso da sujidade antes da fase da lavagem manual, para desta forma reduzir ao mínimo a probabilidade de induzir danos na pintura. A lavagem manual é efetuada recorrendo à técnica de duplo balde com luva de pele de ovelha ou microfibra, sendo que a secagem é 100% touchless, ou seja, apenas uma corrente quente de ar filtrado, a uma velocidade próxima dos 300km/h, tem contacto com o veículo, o que garante uma secagem perfeita e simultâneamente segura. A pintura está agora pronta para a limpeza microscópica, etapa chamada de Descontaminação.



DESCONTAMINAÇÃO
O exterior de qualquer veículo vai sendo contaminado ao longo do tempo por diversas substâncias nocivas como dejetos de animais, alcatrão, limalhas, chuva ácida, resina de árvores, etc. Uma vez que muitas destes compostos não são removidos com a lavagem convencional, e por forma a limpar a pintura em profundidade e até mesmo remover “overspray” proveniente de uma eventual repintura mal executada, são utilizadas 2 formas de descontaminação. A química, que utilizando produtos específicos remove principalmente resíduos de alcatrão, limalhas e resina visíveis a olho nu, e a mecânica, que com a ajuda de clay bars de diferentes graus de dureza elimina partículas não visíveis, que não sendo removidas iriam afetar as fases de tratamento seguintes comprometendo o acabamento. Desta forma consegue-se uma superfície 100% limpa, indispensável para a fase que se segue, a correção.



CORREÇÃO DE PINTURA
Este é o processo mais moroso, complexo e delicado de todos os tratamentos executados na Ristor e de uma forma geral em Detalhe Automóvel. Nele é feita uma avaliação do estado da pintura recorrendo a iluminação de estúdio de diferentes intensidades e temperaturas, que permitem detetar qualquer defeito ou imperfeição. De seguida a pintura é alvo de um 2º nível de análise que vai revelar a espessura total das superfícies pintadas em mícrones, para que, de uma forma segura, o tratamento efetuado recupere o brilho e profundidade da pintura ao mesmo tempo que mantém a sua integridade e resistência.
Ainda antes do polimento ter início, áreas sensíveis da viatura são protegidas com mask tape para que apenas o que interessa entre em contacto com as esponjas e polishes utilizados.
Dependente do grau de imperfeições a corrigir e depois de analisado o tipo de pintura/verniz, são selecionados os conjuntos polidora/esponja/polish menos abrasivos, que permitirão alcançar o acabamento pretendido. Estamos agora perante uma pintura saudável, de aspeto homogéneo, reflexiva e de brilho intenso, livre da maioria dos riscos, hologramas, oxidação, marcas de água e outros defeitos superficiais.
No final toda a pintura é limpa com um agente desongordurante para remoção dos resíduos deixados no polimento que poderiam camuflar algum defeito não corrigido, garantindo assim um acabamento perfeito e a superfície ideal para que o selante/cera a aplicar possa aderir à pintura de forma otimizada.



POLIMENTO DE METAIS E ACRÍLICOS
Muito popular entre proprietários de viaturas clássicas - mas não limitado a estes - este tratamento devolve a outrora reflexividade de pára-choques, ponteiras de escape, retrovisores, frisos e demais superfícies metálicas do automóvel assim como recupera a transparência dos faróis e visores traseiros das capotas dos veículos cabrio.



PROTEÇÃO
A oferta de produtos Car Care cresceu de forma exponencial nas últimas décadas. Atualmente estão disponíveis centenas de opções para proteção das superfícies da viatura, com níveis de durabilidade que vão desde algumas semanas até vários anos, e intervalo de preço na ordem dos milhares de euros.
Com tamanha abundância de opções e sendo estes os produtos mais dispendiosos em todo o processo de Detalhe Automóvel, é imprescindível saber selecionar os mais adequados a cada situação. Por esse motivo a Ristor, para além de garantir que os produtos utilizados são os melhores na sua classe, de acordo com o orçamento do cliente, ainda garante um aconselhamento sobre técnicas e produtos de manutenção, por forma a maximizar a durabilidade de um acabamento que só o Detalhe Profissional consegue atingir.



HIGIENIZAÇÃO DO HABITÁCULO
O interior do automóvel é um local onde passamos várias horas por semana e que facilmente acumula sujidade, que não sendo limpa, acaba por danificar os materiais e deteriorar a qualidade do ar interior. Investigadores de ciência biológica e química da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, analisaram amostras do ambiente interno de automóveis e de casas de banho públicas e concluíram que, o volante apenas, tem em média uma concentração de bactérias quase 10 vezes superior ao número de espécimes encontrados nos assentos das sanitas. Com estes resultados é fácil perceber a importância de uma higienização correta e regular do automóvel, especialmente se transporta crianças ou pessoas com problemas alérgicos. Para além da limpeza profunda de todo o habitáculo, os materiais são condicionados o que lhes confere um aspecto renovado e prolonga a sua vida útil. Uma vez detalhado, a manutenção de um interior impecável é uma tarefa simples, ao alcance de todos.



RESTAURO DE PELES
O interior em couro (natural ou sintético) confere uma aparência premium ao interior de um automóvel e pode mesmo aumentar os seus níveis de conforto. No entanto para que a sua flexibilidade e aparência sejam preservadas, é necessária uma manutenção específica e regular. Derrames acidentais, óleos corporais, cremes solares, restos de alimentos, etc. são agentes nocivos para as peles. Além disso, os efeitos dos raios UV e do calor excessivo promovem a oxidação e a contração do material o que, com o passar do tempo, poderá criar fissuras na pele. A própria entrada e saída repetida do veículo vai provocar desgaste nos pontos de contacto que só um tratamento de restauro conseguirá recuperar. A prevenção dessas causas e reparação dos eventuais danos é parte integrante do processo de Detalhe Profissional e requer conhecimento especializado, produtos e ferramentas específicas para o efeito. Assim quando a limpeza e condicionamento já não são suficientes, a Ristor executa um Serviço Certificado de Restauro de Peles, que permite recuperar o aspecto original dessas superfícies o que irá melhorar a experiência de condução e aumentar o valor de mercado do automóvel.