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Dúvidas

Respostas às dúvidas mais frequentes acerca da Ristor® e sobre Detalhe Automóvel Profissional em geral.


RISTOR
Numa época em que a oferta de serviços de Detalhe Automóvel está generalizada, e considerando o custo médio praticado, é fundamental saber escolher o prestador de serviço com segurança e conhecimento de causa.

O projeto Ristor é um reflexo da exigência do seu fundador, cujo grau de Master Detailer obtido num dos mais prestigiados centros de formação do Reino Unido, membro da IDA (International Detailing Association), é garante de qualidade e rigor.
Princípios esses comuns à japonesa Kamikaze Collection, para a qual a Ristor integra a lista restrita de entidades na Europa autorizadas a usar a sua linha profissional de produtos, e à inglesa Gtechniq, cuja Acreditação da Ristor pertence igualmente a uma pequena lista de profissionais, no que ao mercado português diz respeito.

A Ristor é igualmente uma marca certificada pela Colourlock, uma gigante alemã na área do tratamento e restauro de peles, recomendada por alguns dos mais importantes construtores automóvel como a BMW, Daimler, Lamborghini, Volkswagen entre outras.

E porque este Planeta é o único que temos, a Ristor promove uma cultura de sustentabilidade e respeito pelo ambiente, através de diversas práticas diárias de poupança de recursos, reciclagem de detritos e tratamento das águas residuais produzidas no decurso da atividade.
Todos os serviços requerem marcação prévia, que poderá ser feita através do Formulário de Orçamento, por envio de email ou sms. A mesma requer confirmação por parte da Ristor mediante disponibilidade de agenda.
Embora o ideal seja existir avaliação presencial, é possível definir um orçamento baseado nas informações fornecidas no Formulário de Orçamento.

Dados sobre o veículo bem como as respostas às restantes perguntas do formulário e fotos atuais, vão permitir definir um valor para o serviço, que pode no entanto, sofrer alteração caso a realidade não reflita as informações fornecidas, ou as mesmas estejam incompletas. Exemplos: a viatura tem uma grande percentagem da superfície exterior coberta por resina endurecida ou os vidros têm contaminação calcária que não é removida nas lavagens. Estas são situações extraordinárias que deverão ser indicadas no formulário de orçamento no campo “Comentários”.



DETALHE AUTOMÓVEL PROFISSIONAL
O Detalhe Automóvel esteve desde sempre associado a entusiastas que, com mais ou menos conhecimentos/experiência, executam serviços de DA como hobby ou forma de garantir um rendimento extra. Mais recentemente também profissionais do setor automóvel, na área da compra e venda, pintores, bate-chapas, estofadores e empresas de lavagens, passaram a integrar na sua oferta comercial, serviços de Detalhe. Embora o trabalho executado seja, em muitos casos, de qualidade, apenas um detailer profissional conjuga o conhecimento, experiência, condições técnicas e vocação inata, que lhe permitem dominar a ciência do Detalhe e transformá-la numa forma de arte.

Independentemente do tratamento executado, em Detalhe Automóvel o tempo é uma necessidade incontornável. A título de exemplo, numa simples lavagem exterior, a preocupação não é apenas remover a sujidade, mas fazê-lo sem agredir as superfícies, em particular a pintura. Para tal uma simples lavagem é composta por diversas etapas (cada uma com um objetivo específico) e por dezenas de diferentes utensílios. As técnicas utilizadas, combinadas com shampoos, habitualmente de pH neutro, e as melhores luvas de pele de ovelha e microfibra, dão um contributo fundamental, mas para se atingir os resultados pretendidos todo o trabalho tem de ser executado com extremo rigor e paciência.

A correção de pintura é, normalmente, o processo mais demorado. Nenhuma superfície é polida sem ser devidamente preparada, desde a lavagem multi-etapas à descontaminação, passando pelo isolamento até à medição da espessura e níveis de dureza da tinta/verniz. Numa etapa tão importante como o polimento, fatores como humidade e temperatura são tidos em conta. Já a iluminação, a seleção das polidoras, polishes e esponjas são determinantes para o resultado final. A perícia e tempo aplicados ao trabalho, fazem o resto. É todo um sistema que tem de ser respeitado, e não pode ser contornado.
Parte desta resposta foi já explicada na questão anterior. Tempo despendido, conhecimentos necessários, ferramentas e produtos de qualidade superior, são de forma resumida, as razões para o custo associado aos serviços. E embora numa avaliação superficial os serviços de Detalhe Automóvel pareçam dispendiosos, a verdade é que uma análise mais atenta revela que têm na realidade a melhor relação preço/resultado do mercado. É claro que não serão para todas as carteiras ou sequer uma prioridade para muitos, mas quando os objetivos do cliente ‘casam’ com os resultados que só o Detalhe consegue oferecer, o custo passa a ser considerado não uma despesa mas, sem dúvida, um investimento com retorno.

A título de exemplo é possível evitar a repintura de um automóvel, recorrendo a uma normal correção de pintura, por 1/4 do valor; eliminar grande parte do tempo despendido na manutenção do veículo e custos associados, ao optar-se pela aplicação de um selante nano-cerâmico; ou poupar centenas de euros em penalizações à empresa de Renting, quando chega a hora de devolver o automóvel.
Valorização comercial • Limpeza e Higienização profundas • Aperfeiçoamento estético • Proteção de um investimento • Impacto social e profissional • Manutenção simplificada • Excelente relação preço/resultado
Para viaturas novas: Contrariamente ao que se pensa, mesmo numa viatura a estrear a existência de imperfeições na pintura são uma realidade comum. Estas são originadas principalmente por armazenamentos prolongados, consequências do transporte, lavagens agressivas, polimentos defeituosos e aplicação incorreta de ceras ou selantes de qualidade duvidosa. Este fenómeno é transversal às várias marcas automóveis, inclusive as do segmento premium e de luxo. Assim, para que um automóvel a estrear pareça de facto acabado de sair da linha de produção e assim se mantenha por muito tempo, é necessário intervir desde logo. Idealmente mesmo antes da entrega ao proprietário, através de instruções à marca para não 'tocar' no veículo, por mais estranho que esse pedido possa parecer. Desta forma diminui-se a probabilidade de intervenções mais dispendiosas aquando da execução de um tratamento de Detalhe.

Para viaturas usadas: Nestes casos o tratamento tem de ser mais profundo pois é quase certo que a poluição, alcatrão, ferodo, resina, excrementos de animais, etc., já contaminaram toda a superfície exterior. A descontaminação efectuada vai remover até 100% dos contaminantes incrustados, não removíveis numa simples lavagem, com diferenças imediatas na suavidade da pintura.
Para além da contaminação decorrente da utilização diária ou simplesmente do passar do tempo, as viaturas usadas têm, habitualmente defeitos na pintura que vão desde marcas de água, riscos localizados, hologramas, manchas ácidas e os famosos swirls ou teias de aranha. Estes últimos originados principalmente por lavagens incorrectas, sejam elas automáticas ou manuais. Um tratamento de correção de pintura vai nivelar a superfície, removendo o mínimo possível de substrato, por forma a devolver o brilho, reflexividade e profundidade de uma pintura nova, de forma segura e eficiente.

O Detalhe é a proteção de um investimento e tal como as revisões periódicas deve ser parte integrante da manutenção de uma viatura.

O tratamento tem uma durabilidade indeterminada dependendo principalmente da manutenção executada. A máxima 'todo o contacto é um mau contacto' deve estar sempre presente, o que significa que qualquer tipo de contacto com as superfícies pintadas deve ser evitado, e quando ele existe, devemos-nos assegurar que seja o mais suave possível.

A Ristor® executa serviços de manutenção e oferece aos seus clientes a formação necessária para que essa tarefa possa ser feita pelos próprios.
É a mais recente tecnologia no que diz respeito à proteção exterior de um veículo e significativamente mais durável que um selante ou cera convencionais. É um tipo de membrana semi-permanente que adere à pintura como uma 2ª camada de verniz e confere-lhe, para além de um brilho característico, propriedades hidrofóbicas (self-cleaning), resistência aos raios UV, agressões químicas, agentes oxidantes e até a micro agressões do dia-a-dia que numa pintura desprotegida iriam provocar defeitos superficiais. Alguns produtos têm inclusivamente propriedades auto regenerativas (self-healing), o que significa que as nano-partículas afetadas por agressões ligeiras conseguem recuperar a estrutura original e assim reparar o dano causado na pintura. Este efeito é acelerado pela exposição da superfície a uma fonte de calor.

Embora o custo inicial seja superior, os custos de aplicação de selante ou cera a cada 2-3 meses desaparecem, e todo o processo de manutenção fica bastante simplificado, pelo que acaba por ser uma decisão racional, não só a nível financeiro, como pela diminuição de tempo despendido na manutenção.

A Ristor® utiliza os melhores revestimentos cerâmicos do mercado, apenas reservados a Detailers Certificados, onde se incluem a linha de produtos Gtechniq, fabricantes de um dos únicos coatings com dureza 10h no mundo e da exclusiva Kamikaze Collection, cuja produção manual é oriunda do país berço da proteção cerâmica, o Japão.